quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ALMONDEGAS de MILLET com COUVE ROXA

Receita para 4 pessoas, sem glúten!
Esta receita é adaptada da receita “panquecas de millet” da revista magazine do continente n.º 40.

Porque NEM SEMPRE temos que comer carne ou peixe!


Almondegas de Millet

  - chávena de millet
  - 2,5 chávenas de água
  - azeite
  - 1 cebola
  - 1 dente de alho
  - 1 cenoura
  - 4 tomates secos
  - 5 folhas de manjericão
  - 2 c. sopa de queijo parmesão ralado
  - 4 c. sopa de sumo de limão
  - 1 ovo
  - Sal

Coloque o millet numa sertã antiaderente e vá mexendo sempre até que esta fique tostada. Em simultâneo, faça um refogado com a cebola e o alho. Quando o refogado estiver pronto adicione-lhe o millet e a água, e tempere-o com sal. Deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, desligue e deixe repousar um pouco. Em seguida, coloque o millet num tabuleiro, descole-o com um garfo e deixe-o secar.

Numa tijela, coloque a cenoura picada, o tomate seco cortado finamente, o queijo, o manjericão e o sumo de limão. Junte o millet, adicione o ovo batido, tempere com um pouco de sal e envolva tudo muito bem. Faça bolinhas ou hambúrguer com este preparado.

Doure as bolinhas, grelhando-as numa sertã sem azeite (experimentei com azeite e não resultou, o millet rebentava quando entrava em contacto com o azeite quente), coloque-as num tabuleiro sob um tapete de silicone e leve ao forno durante 20 minutos.

Couve Roxa

  - ½ couve roxa
  - ½ couve branca (repolho)
  - azeite
  - flor de sal

Corte as duas meias couves finamente, lave e escorra-as bem. Numa sertã com o fundo de azeite, deixe-as cozinhar e tempere com um porco de flor de sal.


Sugestão – se gostar de sabores agridoce, junte à couve enquanto cozinha 1 colher de sopa de mel e outra colher de sopa de mostarda. Fica delicioso, experimente!

Experimente!

Nenhum comentário: