terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CHOCOS com TINTA e ESPARREGADO


Experimente!


Chocos com Tinta

- 20 chocos por limpar
- 3 cabeças de alho
- azeite
- 1 malagueta
- flor de sal
- vinho branco
- salsa

Limpe os chocos e guarde os sacos de tinta (se tiver dificuldade pode ver em http://outrascomidas.blogspot.pt/2011/04/amanhar-um-choco.html.). Coloque os chocos num recipiente e tempere-os com água e limão.
Corte o alho em lâminas muito finas, e distribua-as no fundo de um tacho coberto de azeite. Deixe aquecer o azeite e acrescente os chocos. Tempere com um pouco de sal e uma malagueta desfeita. Deixe cozinhar, cerca de 20 minutos até que os chocos libertem toda a água. Quando a água tiver evaporado, acrescente meio copo de vinho e deixe cozinhar. Quando verificar que o vinho evaporou todo o seu álcool, ficando com um sabor agradável, acrescente os sacos de tinta, com pequenos golpes para que libertem a sua tinta. Acrescente a salsa e está pronto a servir.

Esparregado
Sem glúten, sem lactose, sem caseína.

  - espinafres
  - couve nabiça ou grelos
  - azeite
  - alho
  - leite de arroz
  - fécula de batata
  - flor de sal
  - vinagre de cidra

Pode fazer este esparregado com qualquer legume com folhas verdes.

Coza os legumes e esprema toda a água. Numa sertã, coloque um fio de azeite, com o alho cortado finamente e acrescente os legumes espremidos. Quando estes estiverem bem envolvidos no azeite, acrescente o leite de arroz, de forma a ficar com a textura que prefere para o seu esparregado. Passe a varinha mágica de forma a ficar um creme verde homogéneo. Volte a levar ao lume e tempere com sal e vinagre a gosto. Acrescente a fécula de batata para que fique com uma textura mais cremosa. 

Nenhum comentário: