domingo, 26 de outubro de 2014

FRITATTA ROXA

Estava ansiosa para publicar a minha primeira frittata. Que não é mais do que uma omelete, mas que os italianos já há muito que têm o hábito de a fazer no forno. Acrescentei um iogurte natural, para não ter tantos ovos, mas pode acrescentar uma medida de bebida vegetal de sua preferência que também resulta.

Cá em casa, de vez em quando fazemos uma refeição sem peixe nem carne. E esta é a nossa refeição vegetariana preferida, sentimo-nos muito satisfeitos. 



receita para 4 pessoas
fácil     60 min.

  - 1 alho francês 
  - ¼ de couve roxa 
  - 1 embalagem de cogumelos inteiros castanhos
  - Azeite extra-virgem 
  - Flor de sal
  - 5 ovos caseiros
  - 1 iogurte natural magro

Corte o alho francês e a couve roxa em tiras pequenas. Os cogumelos, parta-os em quatro para ficarem mais saborosos. 
Numa sertã, que depois possa ir ao forno, espalhe um fio de azeite e coloque o alho francês até que este cozinhe. Quando o alho francês apresentar um especto mais tenro, acrescente a couve rocha e os cogumelos. Deixe cozinhar durante 15 min., mexendo e misturando todos os ingredientes a cada 5 mints. Verifique se todos os alimentos estão cozinhados, acrescente um pouco de sal a gosto e desligue.
Num recipiente mexa os 5 ovos e acrescente o iogurte obtendo um aspeto homogéneo.
Na sertã, se os legumes apresentarem água, escorra-a por completo. Acrescente a mistura dos ovos por cima, de forma a cobrir todo o conteúdo e leve ao forno. Deixe no forno durante 20-30 mints a 200ºC. 
Na possibilidade de a sua sertã não permitir ir ao forno, passe os legumes para uma tarteira, e proceda da mesma forma do ponto anterior. 
Pode seguir esta receita, ou criar a sua própria frittata. Compre os seus legumes favoritos, ou veja os que já tem no frigorífico e arrisque!

Experimente!

Nenhum comentário: