domingo, 23 de novembro de 2014

DIOSPIRO com SEMENTES de ABÓBORA


Tal como em todos os meses do ano, a Coloured Cuisine preocupa-se com o consumo de fruta da época. Por toda a riqueza nutritiva, menor quantidade de fertilizantes e por ter sido respeitado o tempo de maturidade do fruto que só a natureza proporciona. E em Novembro temos os diospiros também conhecidos como caqui. 
Este alimento tem um elevado poder nutritivo, sobretudo em vitamina A e C.
Existem muitas pessoas que não gostam do sabor do diospiro devido ao elevado valor de taninos, que conferem um sabor amargo quando são ingeridos e ainda não muito maduros. Mas hoje em dia os diospiros que encontramos, têm valores baixos de taninos, denominados de não-adstringentes, com um sabor doce e muito sumarento.
O diospiro tem um elevado valor em hidratos de carbono, de absorção rápida, e por isso o seu consumo deve ser moderado. Tem um elevado aporte energético o que pode provocar alterações de glicemia (açúcar no sangue). 
Contudo, apresenta um grande benefício, conferido pela pectina, uma fibra solúvel que quando chega ao intestino sofre um processo de fermentação libertando ácidos gordos de cadeia curta e desempenhando um papel anti-inflamatório promovendo uma flora intestinal mais saudável.  
Contem água e potássio, desempenhando um leve papel diurético, o que é benéfico em casos de gota, hipertensão arterial ou em casos de perda excessiva de potássio.
É rico em carotenos, que são transformados em vitamina A. A vitamina A é um componente de pigmentos responsáveis pela receção da Luz na retina dos olhos. Além disso, é muito importante para a pele saudável, para o crescimento ósseo, e para a reprodução.
Pode comê-lo com colher, se for de consistência mole, com faca e garfo se for de consistência dura. Juntar sementes, frutos secos, canela ou erva doce!

O nosso sabor adapta-se, volte a provar! 


Nenhum comentário: