quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FOFOS de MILHO e MEL

Com o frio a chegar recebem-se as visitas com bebidas quentes e um doce. Fiz estes fofos, sem glúten, sem lácteos, pouco açúcar, mas com muita doçura para dar.
O ponto doce do meu dia é este, estar com pessoas novas, com as suas vidas, conheço os seus dilemas, os filhos e os netos, roubo-lhes um ou outro sorriso e fico com algumas receitas de suas casas. E esta receita veio da casa da D. Fátima, que entre a troca das nossas histórias que todos os dias falávamos, surgiu este ponto comum, o de não consumirmos glúten nem lácteos.
receita para uma semana, para todos os amigos e família que apareçam
dificuldade fácil   20 min.

- 300g de farinha de milho
- 100g de açúcar mascavado
- 1 c. chá de fermento
- 100g de azeite
- 2 ovos
- 2 c. sopa de mel
- 1 c. de chá de canela
- 1 c. de chá de erva doce (se gostar)

Numa tigela amasse bem a farinha, com o açúcar e o azeite até obter uma massa areada.
Noutro recipiente junte os ovos, o fermento, o mel, a canela (e a erva doce) e mexa bem. Junte este preparado ao anterior.
Verta a massa para um tabuleiro, previamente untado (óleo de girassol) e polvilhado (farinha de milho). A massa fica muito grudante, por isso passe farinha nas suas mãos e calque a massa cuidadosamente de forma a espalha-la por todo o tabuleiro e ficar uma camada fina.
Pode decorar os fofos, decalcando marcas na massa. Eu optei por usar o martelo de bifes para marcar pequenos quadradinhos nos meus fofos.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante aproximadamente 10 min. Vá vigiando o forno e retire quando ficarem dourados. Retire do forno, vire o tabuleiro num pano e corte aos quadrados pequenos.


Obrigada a todas as Sr. D.ª Fátimas que passam na minha vida!

Nenhum comentário: