sábado, 15 de novembro de 2014

PÃO de BANANA e GOJ


Chega o Outono, e começamos a sentir mais a falta do pão, de alimentos mais quentes e por sua vez de mais difícil digestão.
Se fizermos, pão, bolachas, biscoitos ou um bolo, que dure toda a semana, já não temos que nos preocupar. Esta semana fiz este pão, que é doce e faz lembrar os bolos amarelos dos doces tradicionais que aparecem nas festas regionais. Pode comer simples, com compota ou com uma fatia fina de queijo de cabra.

pão para 2 pessoas durante uma semana
dificuldade média    15 min (reproduzir a receita) + 1h (levedar) + 1h (cozer)

  - 3 bananas maduras
  - 3 ovos
  - 400g de farinha de arroz
  - 200g de fécula de batata
  - 100g de polvilho doce
  - 2 c. sopa de açúcar mascavado (mel ou tâmaras trituradas)
  - 1c. de chá de fermento biológico
  - 100ml de azeite
  - ½ copo de água quente
  - 50 bagas de Goji (ver benefícios)

Misture as bananas trituradas, os ovos, o azeite, o açúcar e o fermento numa batedeira ou liquidificador. Noutro recipiente, misture bem as farinhas e acrescente ao preparado anterior. Bata tudo e obtenha uma consistência cremosa, e acrescente a água quente até que a massa fique liquida. Coloque as bagas de Goji na massa e mexa de forma que as bagas fiquem bem distribuídas.
Unte uma forma de torta (retangular), com óleo de girassol e farinha de arroz.

Deixe levedar durante 1h num ambiente morno (pode colocar dentro do forno ligado a 40ºC). Quando a massa tiver levedado, leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1h, ao fim de 45min, verifique com um palito para ver se o pão já está pronto. 


Nenhum comentário: